LIVRARIA LELLO

Para quem visita a cidade do Porto, em Portugal, é impossível não dedicar um dia para visitar a Livraria Lello, com sua arquitetura tão original e repleta de histórias. Seus livros são uma obra de arte, com capas exclusivas, especiais e criativas. Estar ali dentro é como viajar no tempo, nas histórias do Harry Potter! 

Várias vezes a Livraria Lello foi considerada uma das mais bonitas do mundo! 

J.K Rowling 

Aliás, a autora da saga Harry Potter, J.K Rowling, se inspirou na Livraria Lello para escrever os contos! A escadaria da livraria foi o principal detalhe que a autora de Harry Potter usou para conceituar os cenários do “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” e criar os detalhes mágicos de Hogwarts.   J.K Rowling chegou a morar na cidade do Porto e até hoje, há uma seção na livraria dedicada somente para suas obras, da série Herry Potter! Vocês podem ver nas fotos as belezas da escadaria e do espaço todo!

Internamente há muitos destaques importantes:, 

– as prateleiras que seguem o estilo neogótico, 

– paredes que são decoradas com bustos esculpidos de escritores portugueses, 

– escadaria vermelha em espiral .

– o trilho e o carrinho para o transporte dos livros e a pequena cafetaria no primeiro andar, 

–  coloridos vitrais, 

A Livraria Lello foi uma das edificações que fez com que a região em que está, se tornasse um local de muito turismo, facilitou a abertura de outros estabelecimentos no entorno e diariamente formam-se filas imensas, com pessoas do mundo todo, para visitar esse incrível lugar.

A história da livraria tem início no ano de 1881, quando José Lello se mudou para a cidade do Porto e abriu a sua primeira livraria e editora com o seu cunhado. Após o falecimento do cunhado, José Lello fez sociedade com seu irmão, Antônio Lello e foi quando surgiu a José Pinto de Sousa Lello & Irmão. Em 1906, foi inaugurado o espaço da livraria onde ela ainda se encontra hoje e em 1919, passou a se chamar Livraria Lello & Irmão. 

Projeto arquitetônico com arquitetura neogótica, combinada com os estilos “art nouveau” e “art déco”, e a grande escada contorcida da Lello , são detalhes marcantes da obra.

O projeto, assinado pelo engenheiro Xavier Esteves  e todo o conjunto de sua arquitetura traduz esse estilo. Na fachada encontra-se um grande arco como marco de entrada, decorado com mesclas entre detalhes geométricos e orgânicos, esculpidos na madeira, que é o material predominante em seu interior. Falando em madeira, uma curiosidade é que as escadarias e alguns outros detalhes de seu interior que parecem  madeira, não são feitos em madeira! São fabricados em gesso e pintados com acabamento que imita madeira, é tão perfeito que chega a ser imperceptível! Quando fazemos a visita no local, o guia explica e mostra esse detalhe!! A famosa escada da Lello foi uma das primeiras construções de cimento armado do Porto, assim como o vitral existente no teto onde está o monograma e a divisa da livraria “ Decus in Labore”.

Um grande vitral no teto faz parte dos belos detalhes do edifício e ao mesmo tempo funciona como abertura zenital para iluminar o ambiente naturalmente. Esse detalhe foi projetado por um arquiteto holandês chamado Gerardus Samuel van Krieken. É composto por 55 painéis de vidro, ocupando um vão total de 28 metros quadrados e também fazendo a forma do monograma da livraria. Além do vitral, o teto também é composto por formas esculpidas em madeira. Seu interior é composto por vários arcos góticos pontiagudos que formam as prateleiras de exposição dos livros. Mas o elemento que ganha destaque principal é a escada central. A escada dá acesso ao segundo andar através de formas orgânicas e aberturas arquitetônicas formando um mezanino e pátio interno. Em cada degrau foram esculpidas flores e ornamentos em madeira. 

Quem é fã de Harry Potter consegue claramente identificar as semelhanças entre a Lello e a saga. Um dos relatos marcantes são as escadas de Hogwarts que se mexem e os corredores cheios de livro até o teto da livraria Floreios e Borrões, onde os jovens bruxos compram seus livros de magia, muito similares aos elementos reais da livraria.

O amor que os irmãos Lello tinham pelos livros e pela cultura deu origem a edições especiais, com números reduzidos de exemplares, produzidos na editora. Então, a editora e livraria foi se tornando cada vez mais importante para a cidade.