Address: Naoshima, Kagawa-gun, Kagawa
Hoje vamos viajar para a ilha de Naoshima, no Japão, mais precisamente para o Chichu Art Museum, projetado pelo escritório Tadao Ando Architect & Associates. Antes vamos conhecer um pouco sobre Tadao Ando.
Tadao Ando é natural de Osaka, no Japão e nasceu em 1941. Foi boxeador profissional, sendo que a arquitetura entrou em sua vida em um método quase autodidata que compreendia aulas noturnas e visitas técnicas em edifícios de referência em vários países.Abriu seu escritório em 1969: a Tadao Ando Architect & Associates, em Osaka e logo se tornou referência na área, sendo premiado com o Prêmio Anual do Instituto de Arquitetura do Japão em 1979.
Entre suas importantes influências estão, Ludwig Mies van der Rohe, Louis Kahn, Le Corbusier e Frank Lloyd Wright .Também recebeu o Prêmio Pritzker de 1995, além de outros prêmios japoneses e internacionais, incluindo a Medalha de Ouro da UIA (União Internacional de Arquitetos, 2005) e o Prêmio Pritzker de Arquitetura (1995).
Tadao Ando é um dos principais nomes da arquitetura mundial, cria projetos únicos e criativos utilizando concreto, ferro e vidro. Adepto do conceito minimalista, valoriza a integração com a natureza e utiliza luz natural usou todo seu talento e sensibilidade. Dentre seus inúmeros e belos projetos, está o Museu de Arte Chichu.
O Museu de Arte Chichu, está localizado na ilha de Naoshima, no Mar Interior de Seto, no município de Kagawa, ao sul do Japão. A ilha possui 14,22km2 e ficou conhecida pelos museus de arte moderna, arquitetura contemporânea e as esculturas que estão espalhadas ao longo de toda a ilha.
O primeiro museu de Naoshima foi inaugurado em 1992, o Benesse House Museum, supervisionado por Tadao Ando e, a partir daí, a ilha se tornou uma referência nas áreas artísticas e arquitetônica, abrigando o Benesse Art Site: um complexo de hotéis e museus, com vista para o mar.
O Chichu Art Museum, foi construído em 2004 e integra o complexo Benesse Art Site e, por ser subterrâneo, desperta muita curiosidade aos visitantes, quando se deparam com as aberturas zenitais integradas com o gramado e a paisagem ao redor. Com característica minimalista usando apenas concreto (principal material) aço, vidro e madeira.
Essas aberturas zenitais são responsáveis por levar a iluminação natural ao interior do museu, que simula a luz das obras impressionistas. Por ser subterrâneo, sua construção gera muita curiosidade para quem visita o local, pois relatam os visitantes que, internamente, parece um labirinto de concreto com pé direito bem alto.
eu jardim é inspirado no artista Claude Monet, onde até as flores e a paisagem do jardim simulam as pinturas de Monet, inspirado nas obras da série Water Lilies. Situado entre a bilheteria e o edifício principal do museu, o Chichu Garden, como é chamado o jardim, possui aproximadamente 400 m² de área, 150 espécies de plantas e 40 de árvores que são representadas nas obras de Monet ou foram coletadas pelo artista durante sua vida.
O espaço projetado para abrigar as obras de Monet, configura uma ampla sala, onde o piso foi projetado com 700 mil pedaços de mármore branco que , por possuir as paredes também brancas, contrastam com os quadros do artista.
Um outro espaço no Chichu Museum que se destaca, é uma grande sala dedicada ao artista Walter de Maria, onde o destaque está para uma grande esfera de 2,2m de diâmetro feita em granito, colocada centralizada no ambiente. (podem ver nas fotos a beleza desse espaço). Além da esfera de granito esse ambiente possui esculturas em madeira, que integram a arquitetura do local que é iluminado por luz natural vinda pelos zenitais do teto.
O projeto do museu se caracteriza por justaposição de formas, luz e sombra e foi construído para exibir permanentemente obras de Claude Monet, Walter de Maria e James Turrell, em uma composição harmoniosa de arte e arquitetura.
Tem muita história para contar sobre essa obra e as muitas outras de Tadao Ando, que certamente falaremos em outros posts!!!
👀Vejam as lindas Fotos!!
#ChichuArtMuseum #地中美術館 #ChichūBijutsukan #museudeartechichu #tadaoando #naoshima #japao #japan
#arquiteturajaponesa #japanesearchitecture #arquitreta