Hoje falaremos sobre o Château Frontenac, esta grandiosa edificação que foi inaugurada em 1893 para ser a sede do governo do Quebec, na província de mesmo nome, no Canadá, na parte francófona do país (oui!). O nome se deve ao primeiro dono da edificação, o Conde de Frontenac, que foi governador da Nova França (área colonizada pelos franceses na América do Norte). Hoje, em suas instalações funciona um hotel com mais de 650 quartos luxuosos e cerca de 77 metros de altura!!! Altura ainda mais acentuada pela sua localização, às margens do caudaloso rio São Lourenço (Saint Laurent). Esta posição favorece uma vista fabulosa da paisagem, além de contemplar os muitos navios de cruzeiro que circulam pela área.
O hotel-castelo ostenta título de hotel mais fotografado do mundo (também pudera….), e sofreu muitas alterações ao longo de sua existência. Mas a maior impressão que temos sobre ele é seu aspecto de composição medieval, composto por algumas torres e uma cobertura em cobre com grande inclinação.
O Château foi edificado pela Canadian Pacific Railway (CPR), a companhia que se encarregou da construção da ligação ferroviária entre Vancouver (a parte inglesa na costa oeste do Canadá) e Montreal e outras cidades na (na costa leste). Esta viagem, em fins do séc. XIX durava 5 dias!!! Então, a companhia ferroviária CPR resolveu construir hotéis em seu percurso para promover o turismo ao longo do trajeto. Para isto foram escolhidos pontos estratégicos para assentar estas edificações. Bom, pelo visto, acertaram!
Um fato curioso que ocorreu na edificação foi o encontro secreto das potências aliadas, em 1944, para planejar a invasão da Normandia (um dos últimos episódios da 2ªGuerra).
A edificação fica bem próxima à Vieux-Québec, o antigo centro da cidade do Quebec (que será tema de um outro post). Além disto nos arredores do Château é possível encontrar coretos (incluindo um com o nome da Rainha Victoria) e alguns canhões apontados para o rio, uma vez que este ponto é bastante alto e bastante propício à defesa militar.
Surpreendentemente, somente em 1980, quando o prédio foi considerado suficientemente velho, é que foi transformado em monumento histórico do Canadá!
Um castelo de conto de fadas, não? Já conhecia? Deixe seu recado em nossa página!