Muita gente torce o nariz quando falamos sobre visitar cemitério. Mas você já parou para pensar que podemos aprender muito sobre cultura, arquitetura, urbanismo, sanitarismo, arte, e muitas outras coisas nestes lugares? Pode parecer tétrico, mas hoje mostramos um pouco do que se pode apreciar em um dos cemitérios mais visitados do mundo, o Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires. A “cidade de mortos dentro de uma cidade” foi projetada em 1822 pelo arquiteto e engenheiro francês Prosper Catelin, fortemente influenciado por outro cemitério famoso, o Père-Lachaise, em Paris (este, é possível fazer uma visita virtual pela internet!!!! Podemos falar sobre ele em outro post!).
Ele localiza-se no bairro de mesmo nome, próximo ao centro de Buenos Aires, e ao lado da Basílica de Nossa Senhora do Pilar (datada de 1732). Os terrenos nos arredores não são baratos, assim como o jazigo do cemitério. O que pode ser comprovado pelo fato de que as famílias ali enterradas tinham condições para investir em obras de arte, tornando o espaço um museu a céu aberto. Muitas celebridades argentinas foram enterradas lá, e entre as figuras mais conhecidas, o destaque é para Evita Perón (atriz e ex-primeira dama, casada com Juan Domingo Perón). O curioso é que seu túmulo não é o mais visualmente atraente. As pessoas vão até ele atraídos pela figura sedutora de Evita, e por sua história (que não falaremos aqui, mas é muito instigante e controversa), não pela beleza deste jazigo.
Em contrapartida, muitos túmulos estão repletos de belas esculturas, com grande quantidade de edificações e esculturas no estilo Art Déco (estilo das artes visuais, design e arquitetura, cujo apogeu foi nos anos 1920 e 1930, composto por materiais mais sofisticados de início, formas industrializáveis, em especial as geométricas e estilizadas, enfatizando a simplicidade). Observe nas imagens em anexo.
Mas assim como em cemitérios de todo o mundo, ainda outros estilos arquitetônicos são encontrados, como neoclássicos, neoegípicos, neogóticos entre outros. Uma surpresa atrás da outra para quem tem o olhar curioso e destemido (heheheh).
E você, já visitou este cemitério? Ou algum outro? Deixe seus comentários em nossa página! E nos indique novos lugares para conhecer!!!!