CASINHAS DE CACHORROS

Hoje falaremos sobre espaços projetados para os pets. A presença de pets vem crescendo grandemente nas moradias, sendo importantes companheiros dos humanos. Cada tipo de pet escolhido demanda uma necessidade específica. Por isto faremos uma série de postagens falando a respeito das exigências de cada tipo de pet, a princípio sobre cachorros, e depois espaços para gatos e outros animais. E, incrivelmente, é notável que muitos arquitetos e designers vem ocupando seu tempo para projetar casinhas para pets! Notáveis exemplos são ilustrados nas imagens em anexo, com projetos de Frank Lloyd Wright, Kengo Kuma e Ettore Sottsass. 

Vamos ver alguns cuidados para o projeto para estes clientes tão especiais?

A primeira questão a ser levantada é a raça e tamanho do cachorro, pois isto interfere na dimensão que o espaço terá. Segundo veterinários, os cães podem ser divididos em grande, médio e pequeno porte. Os maiores precisam de cerca de 4m² como área interna das casinhas; já os de médio porte, algo em torno de 2 a 3m², dependendo da raça; e os menores, o espaço pode ser de 1m². Vale lembrar que os cães são animais que gostam de sentir-se acolhidos, por isto uma casinha é importante, para transmitir a sensação de segurança.

Esta dimensão da casinha ainda tem mais um complicador, deve ser de fácil acesso aos donos para que possam fazer a higiene do local com certa facilidade.

Outro requisito é, se houver a possibilidade de um espaço externo junto a casinha, ele deve ser ao menos o dobro da área coberta. Isto acontece em alguns canis, em que a área externa, denominada de solário, tem um espaço maior para que o bichinho possa fazer suas necessidades, tomar banho e tomar sol.

Aliás, este é outro pré-requisito: muita luz!!! Pois isto ajuda a fortalecer os ossos, além de ajudar a esterilizar o ambiente.

Para a escolha dos materiais para a casinha, deve-se pensar em materiais que sejam adequados à rotina do cão, além de considerar a localização da casinha, se interna à casa ou apartamento, ou se de uso externo. Logicamente, as casinhas externas precisam de materiais mais resistentes ao Sol e à chuva. Já internamente, materiais que possam ser facilmente laváveis são uma boa pedida, em especial aqueles que possam ser colocados nas máquinas de lavar.

Para os pisos, recomenda-se que seja um material antiabrasivo e antiderrapante, para evitar que as patinhas esfolem facilmente ou escorreguem. Ao mesmo tempo é importante que sejam materiais que absorvam o impacto, sejam de fácil limpeza e manutenção, além não proporcionarem a propagação de fungos e bactérias.

Por fim, é importante planejar um local de fácil acesso e limpeza para a colocação de alimento e água para os cães. Assim como destinar um local para que ele possa fazer suas necessidades, preferencialmente longe do espaço de descanso e dos alimentos.

Como podem ver nas imagens, muitas soluções arquitetônicas fora do habitual, e que provam ser um ótimo exercício projetual planejar espaços de qualidade para os animais.

E você, conhece algum projeto interessante de casinhas de cachorro? Deixe sua foto ou comentário em nossa página!