CASCAIS, PORTUGAL.

A palavra Cascais deriva de “cascal” (um monte de cascas), assim chamado pela abundância de frutos do mar da região.

Cascais é uma linda e pitoresca Vila (pequena cidade) situada bem próximo de Lisboa que, desde final do século XIX é um dos destinos turísticos de grande relevância em Portugal. Atualmente é muito procurado por turistas estrangeiros e portugueses, por ter um clima ameno, estar à beira mar, e possuir uma ótima infra estrutura de vias, gastronomia, lazer e além disso o acesso para Cascais é muito fácil através do trem que conecta Lisboa com vários locais do entorno. Para quem não quer se hospedar lá, é possível fazer um “bate e volta”, saindo cedinho de Lisboa e regressando no fim da tarde. É certo que você vai passar um excelente dia! Esse lugar tem muita história pra contar!

Na Idade Média, Cascais foi domínio dos povos árabes e, no século XII passou para os reis portugueses sendo, nessa época, uma pequena aldeia de pescadores e lavradores, sendo que foi elevada à categoria de Vila, em 7 de junho de 1364, por Dom Pedro I (de Portugal, lembrando que D. Pedro I do Brasil, é o D. Pedro IV de Portugal).  Em função de sua linda baía, o local se tornou um porto de pesca muito disputado e sempre foi, desde a época dos descobrimentos um local estratégico geograficamente, por isso foram construídas várias fortificações destinadas à defesa da costa e a entrada do rio Tejo.

Muitas histórias e curiosidades pertencem a Cascais, que, além de uma Vila de pesca, se transformou em destino de verão da corte portuguesa, santuário de refugiados e centro de espionagem durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a partir do início do século XX, se concretiza como um local de referência turística reconhecido internacionalmente. Nas fotos, vocês podem notar, como a Preservação do Patrimônio histórico está sendo levada a sério, suas ruas antigas e becos, tudo bem estruturado e planejado. 

Na cidade foram utilizadas muitas estratégias de urbanismo: desenhos nas calçadas, asfaltos na cor vermelha, elementos de paisagismo, mobiliário urbano, transporte público facilitado, tudo isso valoriza muito a qualidade arquitetônica que a região possui, o que atrai cada vez mais turistas para o local. Além de turismo por si só, a cidade também abriga competições esportivas de diversos esportes: corridas, ciclismo, natação, golfe, vela, hipismo e motociclismo, além de modalidades como Ironman e Triatlon. Exemplo de como a infraestrutura urbana bem planejada por atrair muitos benefícios para a cidade e melhorar a qualidade de vida da população.

Temos muito o que falar sobre esse lindo lugar!! 

Viaje conosco nas magníficas fotos.