Casas de ponta cabeça!! Casas invertidas!! Casas de cabeça para baixo!!
Não é coisa de filme! Já existem muitas obras de arquitetura que colocaram de ponta cabeça algumas construções. Telhados no chão, jardins tortos e janelas ao contrário estão espalhados pelo mundo! Para construir e projetar essas incríveis casas é necessário muita criatividade, estruturas e materiais específicos!
Pesquisando mais sobre esse tema, verificamos que muitas delas têm funções bem definidas: são museus, galerias de arte, cafés, outras foram construídas com um propósito de fazer uma crítica política ou apenas como local para foto e visitação turística! São as famosas atrações” instagramáveis”!
As casas invertidas costumam causar uma sensação de desequilíbrio e tontura no início da visitação!
Na Rússia, a construção de casas invertidas está virando moda e por todo país aparecem quase diariamente novos exemplos destas peculiares edificações. Na cidade de Omsk, a casa de ponta cabeça, tem dois andares, louça nos armários, comida na geladeira e frango no forno. É a quinta desse tipo construída por “Igor Konchik” e demorou apenas três meses para ficar pronta! Tem até um carro na garagem!
Vejam nas fotos anexas aqui!
Fico só imaginando desenhar um corte de uma casas dessas!!
O exemplar que está nas fotos, da cidade de Zakopane, na Polônia, inscreveu a região no radar turístico da Polónia e agora é um dos destinos montanhosos mais procurados do país. A casa foi construída não só para ser uma “casa escultura”, mas foi erguida para causar um impacto e servir como um retrato crítico das condições políticas, sociais e culturais da Polônia durante o domínio da União Soviética, pois o país inteiro parecia estar de “pernas para o ar”.
Pier 2 Art Center em Kaohsiung, Taiwan: essa casinha de ponta cabeça, é um charme, foi reformada e transformada em uma casa invertida. Era um armazém abandonado na beira do cais, agora é um centro de artes!
Como vocês podem ver, são muitos exemplares espalhados pelo mundo, e só tende a aumentar!!