A Casa dos Cavalinhos localiza-se no centro histórico da cidade da Lapa, PR, e tem este nome por causa dos seus relevos com desenhos de cavalos aplicadas à fachada. A Casa foi edificada em 1888 por David de Oliveira Santos, com uma configuração típica das casas ecléticas do séc. XIX.
Mas o que quer dizer casa eclética? Eram casas, que no Brasil foram construídas em fins do séc. XIX e início do séc. XX, que mostravam um gosto por retomar o vocabulário de épocas passadas (em especial elementos da arquitetura clássica, mas poderia ser do período colonial, barroca, entre outras épocas).
Esta casa, assim como muitas deste período apresenta porões altos (com aberturinhas bem perto do chão para ventilação do piso), platibanda (aquela paredinha que esconde a cobertura e é arrematada por elementos decorativos), além do uso de inúmeros elementos decorativos aplicados à fachada.
Mas você sabe por que ela tem os cavalinhos aplicados à fachada? Bom acredita-se (pela lenda urbana da cidade) que o proprietário havia tido um sonho com 10 cavalos, sendo que 8 apareciam nitidamente neste sonho, e outros dois meio nebulosos. Por isto, na fachada principal aparecem 8 cavalos e nas laterais um de cada lado (os nebulosos). Dizem que ao conquistar o desejo daquele sonho (a condição financeira para construir a sua própria casa – ele havia ganho na loteria!!!! literalmente), o proprietário, em homenagem, colocou as figuras estampadas em sua fachada. Outro detalhe é que no centro da fachada aparecem as iniciais do proprietário, ao lado dos números do ano em que ela fora construída 18 D.O.S. 88.
A casa possui uma cobertura bem inclinada que permitiu o uso do sótão, como pode-se perceber através das janelas que iluminam aquele espaço. Possui também as aberturas típicas do piso elevado com aproveitamento do porão (perceba as aberturas na fachada para a ventilação daquele piso). Além das janelas com abertura tipo guilhotina, tão comuns em outras edificações da cidade.
A Casa é decorada com colunas aplicadas à fachada (sem função estrutural, apenas com função ornamental), além de muitos outros elementos que completam a sua composição.
Hoje, em suas instalações funciona a “Casa da Memória”, um local onde é possível fazer pesquisas sobre a cidade da Lapa, PR.
E aí? Já visitou uma casa assim? Sabe da sua história? Conte pra gente!!!