✈️Hoje vamos viajar para a cidade do Porto, em Portugal, e conhecer a Casa da Música, construída em 2005 e que faz parte do roteiro turístico do Porto, projetado pelos arquitetos Rem Koolhaas e Ellen Van Loon, do escritório “Office for Metropolitan Architecture” (OMA).
O projeto foi aprovado em 1999 através de um concurso de projetos e a obra foi concluída em 2005. Ao projeto da Casa da Música foi atribuído o prêmio do Instituto Real dos Arquitectos Britânicos (RIBA), e o projeto arquitetônico foi classificado como “intrigante, inquietante e dinâmico”.
O concurso para a Casa da Música resultou de iniciativa do Ministério da Cultura de Portugal, nos preparativos para a celebração de Porto como uma das capitais culturais da Europa em 2001, pois em 1998 as cidades do Porto e Roterdão foram escolhidas como capitais europeias da cultura.
A principal ideia da Casa da Música era um edifício de características únicas onde a Música teria uma residência.
Foi aproveitado um projeto existente, a casa “Y2K”: desenvolvido para uma família belga, com 200 m² que acabou se convertendo em um projeto de 4000 m² de área, construído no local onde antes existia uma antiga casa comercial no bairro Boavista, no Porto, na região da noturna da Boa Vista . Como relata o arquiteto Koolhaas: “o objetivo nunca foi fazer um edifício público, mas tornar público um edifício”. É assim que nos sentimos ao visitar esse lugar, tão único com sua arquitetura misteriosa e intriganteLogo na entrada, já começa o mistério, pois não se trata de um projeto tradicional, comum, onde normalmente nos deparamos com um grande hall de entrada com pé direito alto, etc.. Assim que entramos na Casa da Música, não vemos nada, apenas um corredor e os elevadores, que nos levam para os outros andares, que também são conceitualmente diferentes e únicos. Cada andar uma novidade, um segredo que parece que devemos desvendar.
Projetada para abrigar apresentações e concertos ecléticos, dos mais variados tipos, desde o erudito ao popular, e espaços dedicados a atividades educativas, encontros e debates. Possui 9 andares, além de 3 subsolos, o programa de necessidades conta com dois auditórios, foyer, dois restaurantes, três bares, uma sala para cibermúsica, oito salas de ensaio, salas educativas, camarim, salas VIP, lojas, áreas de apoio e estacionamento.
A edificação se destaca em meio às construções antigas do bairro, localizada em frente à Estação de Metro Casa da Música, uma região bem central da cidade do Porto. A escala da edificação, com 40m de altura, possui características contemporânea, faz com que essa obra seja monumental, e ao mesmo tempo envolvido na frieza do concreto aparente com algumas aberturas em vidro, que dão um ar misterioso ao projeto, que remete a um poliedro.
👀E vocês, conhecem a Casa da Música do Porto?
Vejam as lindas fotos!!