Mas de onde vieram os azulejos portugueses?
Portugal é muito conhecido por seus lindos azulejos, que enfeitam e caracterizam algumas regiões do país, como a cidade do Porto! É de lá que foram tiradas as fotos dessa emblemática Igreja, que representa um dos principais pontos turísticos da cidade, por causa de suas fachadas azulejadas!!
Construída no início do século XVIII, mas em 1929 as fachadas foram revestidas com azulejos de autoria de Eduardo Leite e representam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. No interior, os altares são do estilo neoclássico e possui uma imagem de Nossa Senhora das almas, datada do séc. XVIII
Os azulejos portugueses são uma herança trazida pelos árabes para a península ibérica, que utilizavam mosaicos para ornamentar os palácios. Começaram a ser produzidos na Espanha, no séc. XIV e entrou em Portugal após uma viagem do rei D. Manuel I à Andaluzia, em 1498, para visitar os Reis Católicos.
A partir do séc. XIX , os azulejos começam a ganhar visibilidade quando aparecem nas fachadas de edifícios e, nessa época, foram instaladas as fábricas em Lisboa, Porto e Aveiro.
Atualmente a utilização dos azulejos estabelece diálogo com outras artes, fazendo dele, um caso único no mundo!!