ARQUITETURA E URBANISMO SOCIAL. MEDELLÍN, COLÔMBIA.

Uma cidade que, através de soluções urbanas, iniciou o caminho para recuperar a paz e a igualdade, desenvolvendo projetos urbanos integrados nas zonas mais pobres e violentas, onde as obras de arquitetura e urbanismo trouxeram mudanças sociais e culturais profundas nas comunidades.

O principal objetivo do projeto de transformação urbana de Medellin se resume em que o processo de transformação e recuperação urbana de uma cidade, não tem outro sentido senão encontrar o equilíbrio para uma vida em sociedade. E que o cenário mais importante de uma cidade é o espaço público, onde cada um dos cidadãos se encontrem, em igualdade de condições, independente de sua posição econômica ou de sua herança genética.

Foi a partir desse princípio que o plano de desenvolvimento municipal de lá outorga o espaço e o edifício público , o valor mais importante para construir o lugar para o encontro dos cidadãos e o melhor cenário, onde seja possível construir uma sociedade na qual a diversidade seja reconhecida e aceita como o caminho para um melhor convivência.

Diversas ações foram tomadas como: instalações de equipamentos públicos para dignificar os bairros, onde construíram os “Parques Bibliotecas” , chamados de Parques para a Cultura e a Vida. (ver foto), Projetos Urbanos Integrados, escolas, acessibilidade, transportes públicos, etc..

Por essas ações, a cidade de Medellín recebeu dia 16 de março de 2016, o prêmio considerado o Nobel do urbanismo, o “Lee Kuan Yew World City Prize” que carrega o nome do primeiro ministro de Singapura, que nos anos 1960 contribuiu notavelmente para a transformação da cidade, que passou de uma colônia subdesenvolvida pra uma das cidades mais importantes do mundo econômico.

Devido à transformação cultural, urbanística e social que houve na cidade em apenas duas décadas, se tornou internacionalmente reconhecida como “uma cidade que deixou de ser notoriamente violenta, para ser tornar um modelo para a inovação urbana…

Esse é um exemplo marcante de como a educação e a arquitetura e o urbanismo são capazes de transformar uma sociedade!